Você está aqui

Está aberta a chamada para seleção de desafios para o Hackathon em Saúde 2019

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), por meio do Comitê Executivo do Hackathon em Saúde 2019, informa que estão abertas as inscrições para a seleção de propostas de desafios para a segunda edição do evento.

O objetivo desta edição é convidar a comunidade Fiocruz para submissão de propostas de desafios que nortearão o desenvolvimento dos protótipos de aplicativos web a serem desenvolvidos pelos participantes durante o Hackathon em Saúde 2019.

As propostas podem ser destinadas tanto para computadores quanto para dispositivos móveis e devem atender aos três princípios fundamentais do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade, considerando inovações socioculturais e relacionando-os à informação e comunicação no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde que constitui uma das missões do Icict.

A chamada é aberta a todas as unidades e escritórios da Instituição da Fiocruz, onde podem participar servidores, terceirizados e bolsistas, desde que a chefia do seu setor autorize a participação e acompanhamento do desenvolvimento do aplicativo, caso este participante seja selecionado no edital. 

 

Serão selecionadas 04 propostas de desafios.

A seleção será realizada pelos membros do Comitê Executivo do Hackathon em Saúde 2019, composto por profissionais do Icict, que escolherão:

a) Três desafios selecionados a partir das propostas enviadas por unidades ou escritórios da Fiocruz;

b) Uma proposta do Icict, que após ser classificada pelo Comitê Executivo do Hackathon, será avaliada pelo Conselho Deliberativo do Icict.

 

Os critérios de avaliação, serão:

  1. Clareza dos objetivos;

  2. Relevância da justificativa;

  3. Aplicabilidade pelo público-alvo; 

  4. Viabilidade da construção de protótipo durante o evento;

  5. Possibilidade de desdobramento com bom potencial de disseminação;

  6. Relevância no âmbito de avanços tecnológicos necessários ao SUS;

  7. Originalidade e caráter inovador no SUS.
     

As propostas vencedoras serão divulgadas pelo número de inscrição neste site no dia 05 de julho de 2019.

Durante o evento Pré-Hackathon, que será realizado no dia 10 de julho de 2019, os responsáveis pelas propostas vencedoras terão 15 minutos para apresentarem suas atividades e os problemas que justificaram a submissão da proposta, sem indicarem a solução esperada.

 

As propostas selecionadas constituirão os desafios a serem apresentados às equipes participantes do evento Hackathon em Saúde 2019, por meio de inscrições, que serão abertas ao público em uma segunda etapa. Durante o evento serão elaborados protótipos de aplicativos a partir dos desafios apresentados. Para cada um dos desafios haverá a seleção de um protótipo vencedor da maratona.

As equipes vencedoras da maratona de desenvolvimento Hackathon em Saúde 2019 terão o período de 06 meses para desenvolverem os protótipos vencedores. Para tal, serão fornecidos recursos, equipamentos, suporte e espaço físico para o desenvolvimento dos aplicativos, e sua disponibilização gratuita em lojas virtuais como Google Play e App Store.

Os propositores dos desafios vencedores deverão se comprometer a participar do Hackathon em Saúde como mentores e apoiar o desenvolvimento dos protótipos vencedores no período considerado, por meio da orientação às equipes, acompanhamento do desenvolvimento e avaliação dos resultados.

 

Documentos para download

Edital da chamada para seleção de desafios para o Hackathon em Saúde 2019 (08/05/2019)

F.A.Q - Perguntas mais frequentes (29/08/2019)

Adendos:

1ª Retificação da chamada para seleção de desafios para o Hackathon em Saúde 2019, de 08 de maio de 2019 (28/05/2019)

Prorrogação do prazo de inscrição da chamada para seleção de desafios para o Hackathon em Saúde 2019 (04/06/2019)

Cronograma Atualizado (05/07/2019)