Você está aqui

O Que é um Hackathon ?

Hackathon é uma combinação entre os termos hack (programar) e marathon (maratona), são eventos que reúnem programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software onde pode durar de um dia a uma semana e em geral é um ambiente ideal para o desenvolvimento da inovação e resolução de problemas.

Um hackathon traz inúmeros benefícios. Fomentam a criatividade individual enquanto criam espaços abertos para a experimentação de novas ideias, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades e técnicas entre seus participantes.

Os hackathons qualificam a resolução de problemas e acostumam ao pensamento rápido e ao desenvolvimento ágil, ampliando também a capacidade de comunicação . Em geral, hackathons despertam o lado competitivo de seus participantes, envolvendo recompensas para as equipes vencedoras.

Nos hackathons tanto podem participar equipes da empresa promotora do evento, quanto equipe de fora da empresa. Esta equipes podem ser formadas por alunos do ensino médio, quanto de faculdade ou até profissionais liberais. A grande ganho, conhecimento  e  soluções para os problemas vêem justamente da união destas pessoas como visões de mundos diferentes.

Realizar um Hackthon proporciona pensar fora da caixa, propoem inovar, integrar, desenvolver novas habilidades. Identificar novas liderenças e principalmente dar aos funcionários ou participantes oportunidades de mostrarem as suas habilidades e criatividades em um ambiente sem hierarquias, onde todos tem as mesma oportunidades e podem trabalhar em várias áreas.